Postagens

Mostrando postagens de maio, 2021

TRABALHISMO 21 DE CANELA PRESENTE EM ATO CONTRA BOLSONARO

Imagem
O Núcleo de Base Trabalhismo 21 de Canela esteve presente no ato contra o presidente Jair Bolsonaro ocorrido na cidade, neste sábado dia 29 de maio. Os manifestantes reivindicam auxílio digno, vacinação para o povo e a defesa dos serviços públicos.  Nosso respeito a tod@s que ficaram em suas casas dando força e ajudando a divulgar imagens e vídeos dos atos. O povo precisa para o governo Bolsonaro e sua agenda neoliberal, se não as mortes só vão aumentar. Ou acabamos com este governo ou o governo Bolsonaro acabará com a gente!

ATO "FORA BOLSONARO": POR VACINA, AUXÍLIO E DEFESA DOS SERVIÇOS PÚBLICOS - Trabalhismo21 presente!

Imagem
Milhares de manifestantes estiveram num grande ato contra o presidente Jair Bolsonaro, neste sábado em Porto Alegre. O Núcleo de Base Trabalhismo 21 - Porto Alegre esteve presente, junto com outros militantes do PDT. Além da denúncia das políticas genocidas do governo Bolsonaro, o ato foi o grito do povo por vacinação, auxílio digno e em defesa dos serviços públicos (contra a "reforma" administrativa). Nosso respeito a tod@s que ficaram em suas casas dando força e ajudando a divulgar imagens e vídeos dos atos. O povo precisa para o governo Bolsonaro e sua agenda neoliberal, se não as mortes só vão aumentar. Ou acabamos com este governo ou o governo Bolsonaro acabará com a gente!

Bate-papo com a deputada Juliana Brizola.

Imagem
Nesta quinta, dia 27 de maio, ocorreu um bate-papo com a deputada estadual Juliana Brizola. O tema bate-papo, organizado pela Juventude Socialista RS foi "A Modernidade do Trabalhismo". Membros do Núcleo Trabalhismo 21 de Porto Alegre se fizeram presentes.

29 DE MAIO - Por auxílio, vacina e defesa dos serviços públicos! #ForaBolsonaro

Imagem
 

SEBASTIÃO MELO (MDB) QUER ACABAR COM A PREVIDÊNCIA DE SERVIDORES MUNICIPAIS!

Imagem
O prefeito Sebastião Melo (MDB) dá mais uma demonstração pública de sua ignorância ao condenar os servidores públicos por "gastos" com a Previdência Municipal. Ora prefeito Sebastião, como a Previdência pode ser um gasto se ela é formada de contribuição de servidores municipais? Sebastião Melo é um prefeito sem personalidade, segue dando andamento ao mesmo projeto de Nelson Marchezan Jr do PSDB.  Os interesses capitalistas querem transformar a Previdência Municipal em uma verdadeira "bolsa de valores", um caixa fixo para a especulação financeira. NÃO VAMOS PERMITIR ISSO! PREVIDÊNCIA DIGNA É UM DIREITO! OS VEREADORES DO PDT NÃO PODEM VOTAR A DESTRUIÇÃO DA PREVIDÊNCIA MUNICIPAL! Núcleo de Base Trabalhismo 21 - Porto Alegre

O CRIME DA PRIVATIZAÇÃO DA ELETROBRAS

Imagem
Existem crimes contra a vida e a integridade das pessoas, como assassinato, sequestro, estupro etc. Existem crimes contra o país, como entregar os recursos naturais e as fontes de energia para empresas privadas. A privatização da Eletrobras é um destes crimes contra o povo brasileiro. 

Programa "Ao Sul do Equador" sobre o Chile.

Imagem
  Nesta sexta, dia 21 de maio, o programa Ao Sul do Equador terá como tema: " Chile: constituinte, eleições e a promessa de um novo país ". O Programa é apresentando por Cristiano Araújo, do canal Em Nome Da Rosa , e um dos convidados é o historiador Fábio Melo, membro do Núcleo de Base Trabalhismo 21- Porto Alegre. Para assistir o programa acesse:  https://www.youtube.com/watch?v=P5072p6NZC8 Participe!

Para Sempre Lilya e os Problemas Sociais

Imagem
Potter Lorenzi* Nei Rech** Para Sempre Lilya  retrata a triste vida de uma garota injustiça e abandonada pela mãe que acaba se prostituindo, ambientada provavelmente numa das antigas republicas da URSS. A garota, sozinha e desesperada, é vítima frequente de abusos e acaba caindo na conversa de um jovem sedutor que promete emprego e uma vida melhor na Suécia, mas agora, envolvendo-a numa rede de prostituição. Seguindo a lógica de muitos filmes não hollywoodianos, o filme mostra a realidade do mundo e com cenas impactantes para gerar mal estar no público. Durante as cenas de prostituição a câmara é focada no rosto de Lilya para mostrar com clareza que ela não está sentindo prazer durante o ato sexual. A garota acaba cometendo suicídio no final do filme, retratando à realidade de muitos jovens vítimas de abusos e violências. Além da violência o filme retrata muitas questões sociais a serem debatidas, como abuso, abandono, tráfico de mulheres e também as relacionadas ao estilo de vid

TRABALHISMO 21 PRESENTE NO ATO DE 13 DE MAIO!

Imagem
  O dia 13 de maio é lembrado pela Abolição da Escravidão do Brasil, ocorrida em 1888.  Apesar da data não ser oficial para o Movimento Negro (pois o 20 de novembro é a data da Consciência Negra), neste ano, 2021, ela serve como protesto contra o racismo estrutural. Serve de alerta sobre as mais de 420 mil mortes durante a pandemia; mortes que o governo de Jair Bolsonaro é o principal cúmplice! O Núcleo de Base Trabalhismo 21 de Porto Alegre se fez presente no ato ocorrido na cidade. Além das pautas destacadas, o ato também trouxe as questões sobre  a fome, a miséria e a violência policial contra a população pobre do Brasil. POR JUSTIÇA SOCIAL! CHEGA DE RACISMO ESTRUTURAL! VIDAS PRETAS IMPORTAM! QUEREMOS COMIDA, EMPREGO E VACINA!

Peaky Blinders e a Retratação dos Trabalhadores Ingleses

Imagem
Ivonei "Potter" Lorenzi* Peaky Blinders é umas das séries de maior sucesso dos últimos anos. Ambientada em Birmingham, na Inglaterra, em 1919, logo após a Primeira Guerra Mundial, a série conta a história de uma gangue de mafiosos liderados pelo frio e calculista Thomas Shelby. Entre navalhas, brigas de gangues e apostas, a s é rie relata inúmeros fatos e momentos históricos no decorrer das temporadas, e mostra a s agruras dos trabalhadores ingleses da época. C ondições precárias de trabalho, crianças pedindo esmolas, mulheres se prostituindo e um clima de violência no ar compõem o cenário d os ambientes da s é rie. O mundo do crime foi a saída para Thomas Shelby e sua família, porque relutaram em aceitar ser apenas mais uma família de trabalhadores pobres, mal remuneradas e explorados. A Inglaterra é o berço do trabalhista, e de lutas sociais como jornada de trabalho de oito horas. O calendário inglês que prega oito horas de trabalho, oito horas de descanso e oi

GETÚLIO VARGAS: A luta dos espoliados!

Imagem
Getúlio Vargas: "Ou a democracia capitalista abre mão de suas vantagens e privilégios, facilitando a evolução para o socialismo, ou a luta se travará com os espoliados, que constituem a grande maioria"  

Podcast do Trabalhismo 21 - Canela.

Imagem
Durante este mês de maio, faremos podcasts falando sobre variados assuntos com convidados, e postaremos aqui na página todo sábado a noite. Hoje, quem vai conversar um pouco é a nossa presidente do Trabalhismo 21 Canela , a Débora Bof, falando sobre a vacinação da Covid 19 em Canela.  Ouçam, curtam, comentem e compartilhem! Clica no link e ouça: https://s19.aconvert.com/convert/p3r68-cdx67/not97-hdevr.mp3

Estreia do programa "Ao Sul do Equador"

Imagem
Nesta sexta, dia 07 de maio, às 22:30 estreia o programa "Ao Sul do Equador", no canal do youtube Em Nome da Rosa (ENDR). O Programa será apresentando por Cristiano Araújo, do ENDR, e terá como convidado o historiador Fábio Melo, membro do Núcleo de Base Trabalhismo 21- Porto Alegre. O Tema será: A greve nacional na Colômbia e o "golpe republicano" de Nayib Bukele em El Salvador. Para assistir o programa acesse:  https://www.youtube.com/watch?v=6Cc5Y1s6Nbw Participe!

1º DE MAIO: O DIA DOS TRABALHADORES E A EXIGÊNCIA DE UM NOVO MARCO TRABALHISTA PARA O BRASIL

Imagem
O dia 1º de maio é o Dia Internacional do Trabalhador. A data carrega todas as lutas históricas de homens e mulheres ao longo da expansão capitalista por melhores condições de trabalho e vida. No Brasil atual, 2021, não há muito o que se comemorar. O desemprego é a regra. Homens e mulheres mal sabem o que significam direitos trabalhistas, vivem desde sempre na informalidade que passa de geração para geração, principalmente nas periferias das grandes cidades. A CLT foi mutilada ao longo de quase 80 anos. Mais recentemente, em 2017, o golpe foi ainda mais forte na CLT e os sindicatos foram praticamente desmontados. A "economia dos aplicativos", cuja expressão é a uberização, só torna ainda mais precário o trabalho no Brasil. A pandemia do coronavírus encontrou no governo Bolsonaro um ótimo aliado e o governo jogou milhões no desemprego sem nenhum amparo social. Diante desta realidade, nós trabalhistas precisamos propor um novo marco trabalhista para o Brasil. Retomar aquilo que