O TRABALHISMO


Diego R Oliveira*

O Trabalhismo nasceu da luta por uma sociedade mais justa, atuando para eliminação de todas as formas de exploração econômica e social, através da melhoria das condições sociais do Trabalhador, por meio da regulamentação do trabalho. Encontramos dentro do seu cerne ideológico a democracia real, e o nacionalismo.
O Trabalhismo Brasileiro surgiu da necessidade de proteger os trabalhadores da usura social. Através de uma política estatizante em relação às riquezas naturais do País, criando assim um estado minimamente forte para poder controlar as relações entre o capital e o trabalho.
Numa perspectiva libertadora o Trabalhismo visa utilizar os recursos provenientes das empresas estatais, para assim promover uma educação e saúde de qualidade, reduzindo assim as desigualdades sociais de nosso País.
OS PRINCIPAIS FUNDAMENTOS DO TRABALHISMO
“... Os Principais fundamentos do trabalhismo poderiam ser assim resumidos:
A) O Trabalho é a fonte Principal e originaria de todos os bens produzidos. A função deste é a satisfação de necessidades. O valor dos bens reside, portanto, na sua utilidade e no trabalho que concorre para produzi-los;
B) A coletividade Humana um sistema é um sistema de cooperação. A cooperação se realiza pelo Trabalho e para que a cooperação de cada membro se torne efetiva, é necessário que se traduza por uma atividade socialmente útil. Isto é, que traga benefícios não apenas quem exerce, mas também aos demais membros da coletividade e contribua, por esta forma, para o aumento do bem estar geral;
C) A forma de cooperação e um intercâmbio de trabalho. Quem de útil nada produz, nada tem para permutar;
D) O poder aquisitivo deve ser a contrapartida do trabalho socialmente útil. Esse trabalho e o único e verdadeiro lastro da moeda. A posse do poder aquisitivo, que não deriva dessa forma de trabalho, representa uma apropriação injusta do trabalho alheio e se caracteriza como usura social;
E) O objetivo fundamental do trabalhismo deve ser a eliminação crescente da usura social e alcançar uma tal organização da sociedade onde todos possam realizar um trabalho socialmente útil de acordo com suas tendências e aptidões, devendo a remuneração desse trabalho, com a garantia de um mínimo, dentro dos padrões de nossa civilização, para as formas de trabalho menos qualificada”. (PASQUALINE,p.23)
Como vemos no texto “Princípios Fundamentais do Trabalhismo” publicado por Alberto Pasqualini, temos no centro da ideologia a luta pela redução das desigualdades sociais através do fortalecimento da economia nacional, acabando com as perdas internacionais, originária da exploração de nossas riquezas pelo capital internacional.
Para os trabalhistas o verdadeiro sentido do Estado, consiste em garantir a proteção e distribuição das riquezas Geradas pelo trabalho.

* Historiador. Movimento Trabalhismo 21 - Porto Alegre.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRIVATIZAÇÕES: O Rio Grande do Sul na contramão do mundo.

O ESVAZIAMENTO DO DEBATE POLÍTICO

NEOLIBERALISMO + CHUVAS = DESASTRE