As Novas Dinâmicas do Mundo do Trabalho e os Cinco Pontos para Compreender e Enfrentar a Precarização.
Matheus Albuquerque*
1º ponto da percepção das novas dinâmicas do mundo do trabalho: São fruto da revolução tecnológica que desde os anos 80 vem se difundindo tendo por matéria prima a Informação, ao qual é hoje a grande característica de nossos dias. Essas associações são resultado de uma convergência de uma série de outras tecnologias como: telemática: robótica, mecatrônica, mecânica, eletrônica, eletromecânica.
2º. Essa difusão tecnológica é fruto da mudança do padrão de acumulação que anteriormente, fixa e hierárquica na divisão do trabalho, agora, passa a se difundir nos diversos setores da economia, maximizando a lucratividade expandindo o acesso a trabalhos, agora, informais via flexibilização de contratos de trabalhos, quebra dos direitos sociais, fomentando o alargamento de desempregados.
3º A expressão maior dessa lógica político-econômica é a reforma trabalhista feita nos últimos anos, proporcionando maior flexibilidade de “acordo trabalhista” mais individual do que coletiva, expõe os trabalhadores as mais diversas formas de trabalho.
4º Sobre as novas tecnologias Milton Santos afirma:
“Da informatização pode ser dito que é um novo modo-dominante de organização do trabalho (O.Pastré 1983, p. 9), graças ao seu papel na circulação física das mercadorias e na regulação dos circuitos produtivos e dos estoques (G. Paché, 1990, pp. 89 -90). Hoje, muito mais que há três decénios, a informação, inegalitária e concentradora é a base do poder (M. Traber, 1986, p. 3) A base do poder pela informação tornou esses contornos graças a previsibilidade, intencionalidade, artificialidade, e intencionalidade pre-formuladas nas objetos ou novas tecnologias, que garantem e asseguram aos centros de comando a execução das ações permitindo extração do lucro nos mais variados setores....( Em outro ponto continua) “Cada nova técnica não apenas conduz a uma nova percepção do tempo. Ela também obriga a um novo uso do tempo, a uma obediência cada vez mais estrita ao relógio, a um rigor de comportamento adapta -do ao novo ritmo…” A influência das técnicas sobre o comportamento humano afeta as maneiras de pensar, sugerindo uma economia de pensamento adaptado à lógica do instrumento. É o que Louis Pawels (1977) chama de pensamento calculante, pensamento preocupado com o útil. A mate -matização do homem, processo que” (Santos. p120-121. 2006.)
5º - Saídas : 1ª (Escala Local Local/Mesolocal) Implementação de núcleos de base de debate discussão e orientação pratica, 2º (Escala Subnacional/Macroregional) participação efetivas em planos e projetos regionais visando o aperfeiçoamento das condições de trabalho, socioeconômico, de vida e lazer, 3º (Escala Nacional/Continental) um projeto nacional que tenha por base agir efetivamente, em setores estratégicos para conter (em uma certa medida) o avanço ao mesmo tempo que forma uma base educacional tanto para educação básica quanto para profissionais.
Referência Bibliográfica:
SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
* Professor de Geografia e bacharelando em Teologia
Comentários
Postar um comentário