Operação Nordeste
Ivonei Lorenzi (Potter)*
De olho nas eleições de 2022, e para fortalecer sua imagem de líder das massas, o Capitão Jair Bolsonaro começa sua operação política no nordeste. Suas frequentes incursões na região entregando obras e focando no programa Minha Casa Verde e Amarela na região, demostram que Bolsonaro pretende derrubar a fortaleza esquerdista do lulismo no nordeste.
Essa fortaleza esquerdista no nordeste não é tão forte como pregam alguns militantes e intelectuais do centro-sul do país. O povo nordestino votou na esquerda nas últimas eleições, mas já esteve inclinado a votar na direita, como é o caso da Bahia, que hoje é um dos lugares que o PT mais tem força, mas no passado já teve Antônio Carlos Magalhães, um filhote da ditadura, como maior representante.
Esse apoio à esquerda, especialmente ao lulismo, nas ultimas eleições é devido ao fato dos governos petistas olharem para a região de uma maneira que outros governos não olharam. Os programas sociais ajudaram muito aquela região, marcada pela fome nos anos 70 e 80 (ditadura militar), e também nos anos 90 (governo FHC). Porém com a falta de debates sobre um projeto nacional, baseado na industrialização e na estruturação econômica, a região ficou refém desses projetos sociais ao ponto de acreditar que uma derrota petista seria o fim do Bolsa Família.
Bolsonaro tem plena convicção que pode conseguir grandes feitos em suas incursões pelo nordeste e conta com apoio de líderes nordestinos do centrão como Ciro Nogueira. Um povo que sofre com tantos problemas como o nordestino não reconhece num politico “prudente e sofisticado”, como Geraldo Alckmin alguém que possa melhorar sua realidade, e tampouco em falsos 'novos políticos', que desconhecem o Brasil fora de São Paulo, como João Doria. Precisam de um líder carismático que demostre segurança, como Jair Bolsonaro.
Apenas um projeto nacional pode livrar o povo nordestino, e os demais brasileiros, desses falsos líderes de massas, via de regra, autointitulados “salvadores da pátria”.
* Servidor público e militante pedetista - PDT Caxias do Sul
Comentários
Postar um comentário