DINHEIRO PÚBLICO PARA ESCOLAS PRIVADAS: O liberalismo é uma farsa!

 A Câmara Federal aprovou nesta quinta, dia 10/12, o texto que regulamenta o FUNDEB permanente, promulgada em agosto deste ano (2020). 

O governo Bolsonaro conseguiu aprovar um destaque no texto-base: que escolas privadas podem receber o dinheiro do FUNDEB! Ou seja, o dinheiro público, que deveria ser exclusivo para escolas públicas, vão para a iniciativa privada! (É bom lembrar que o governo Bolsonaro tentou dificultar e obstruir de todas as formas a aprovação do FUNDEB permanente, inclusive os 7 deputados que votaram contra o FUNDEB são bolsonaristas ferrenhos). A educação privada, diga-se de passagem, é cara. Fora que já existe um tipo de "transferência" de recursos públicos para a educação privada em programas como FIES no ensino superior.

Os que se dizem "liberais" são hipócritas. Se colocam sempre contra o público e contra o Estado: que acusam de ser um obstáculo para o livre comércio, livre mercado e todas as demais bobagens liberalóides que inventam. Mas quando é hora de transferir recursos PÚBLICOS para bolsos privados dos tubarões do ensino, ai o Estado serve? Picaretagem pura! 

Essa contradição é mais uma prova que o liberalismo é uma farsa! 

A educação não é mercadoria. O ensino privado deveria ser extinto! Ao longo desta pandemia se viu que instituições privadas de ensino só desejam o lucro: muitas fizeram lobby para abrir as escolas em momentos críticos, fazendo prefeitos e governadores fracos e mal-intencionados (como Eduardo Leite/PSDB, governador do RS) ceder às pressões e abrir escolas públicas, sem a mínima segurança.

A educação é um instrumento importantíssimo para a justiça social. Mas isso só será possível quando for 100% pública.

O texto base da regulamentação do FUNDEB segue para o Senado. Se os senadores forem sensatos e defensores dos interesses públicos, devem ter a decência de impedir que o nosso dinheiro vá para escolas privadas e fique totalmente nas escolas públicas.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRIVATIZAÇÕES: O Rio Grande do Sul na contramão do mundo.

O ESVAZIAMENTO DO DEBATE POLÍTICO

NEOLIBERALISMO + CHUVAS = DESASTRE