Os "fura-filas" e a mentalidade neoliberal
O neoliberalismo é um conjunto de ideias e práticas que se consolidou na sociedade. No campo econômico, o neoliberalismo defende as privatizações, o fim dos serviços públicos, o fim dos direitos trabalhistas e o fim da justiça social. Nas relações sociais, o neoliberalismo é responsável pela ideia de que não existe sociedade, apenas indivíduos. Não há coletividade, só interesses particulares "lutando" contra outras pessoas e interesses para "desfrutar" das "benesses" do sistema capitalista. Neste sentido, qualquer tipo de solidariedade se esvazia. É uma selvageria de individualismo: fique rico, tire vantagem, ou morra tentando!
A pandemia, que além de mostrar que o capitalismo não consegue oferecer o mínimo de saúde e bem estar para as pessoas, veio escancarar a mentalidade individualista neoliberal das pessoas - principalmente algumas que detém certo poder financeiro e/ou político.
O mais recente capítulo dessa tragédia humana individualista e egoísta são os recentes casos dos "fura-filas", que tem se espalhado pelo Brasil desde que a vacinação começou. O plano de vacinação priorizou alguns setores da sociedade brasileira (como os médicos e profissionais de saúde na linha de frente no combate aos doentes); afinal não há vacinas para todo mundo. Porém, nos últimos dias há relatos de pessoas que não estão inclusas nesse primeiro grupo prioritários, mas estão recebendo as vacinas mesmo assim.
Numa sociedade que se apresenta como selvageria e barbárie, numa constante luta de uns contra os outros, furar a fila da vacinação, sabendo que não faz parte do grupo prioritário, não parece ser motivo de vergonha e sim de "orgulho" - comemorado e compartilhado em postagens nas redes sociais devidamente decoradas com "frases de efeito". Aliás, foi justamente essas postagens que serviram de provas paras as denúncias dos indivíduos que furaram descaradamente a fila.
Nosso dever é lutar por uma sociedade mais solidária, que entenda a importância da coletividade. O individualismo egocêntrico, escancarado pela pandemia, já está mostrando seu fracasso.
A união faz a força!
Só a coletividade transforma!
Comentários
Postar um comentário