O Brasil só vai crescer e se desenvolver quando abandonar a agenda neoliberal!
O que é o neoliberalismo?
Neoliberalismo são as políticas que querem acabar com direitos sociais em nome da ilusão de que o "mercado" vai melhorar a vida das pessoas.
As políticas neoliberais estão mostrando que são um fracasso. Desde 2016 o neoliberalismo brasileiro só fez crescer a miséria, a desigualdade social e o desemprego.
Por exemplo, em 2017, o governo Temer e seus aliados neoliberais afirmavam que a "reforma trabalhista" (desmonte da CLT) faria o Brasil ter mais empregos. O resultado foi o contrário. Hoje, 2021, o país tem milhões de desempregados e os poucos postos de trabalho que abrem para carteira assinada são temporários e muito precários. Os salários são muito baixos. No mesmo ano, os neoliberais deixaram o preço do petróleo nas "mãos invisíveis" do mercado. Resultado: a gasolina nunca foi tão cara no país.
Em 2019, o governo de Jair Bolsonaro/Paulo Guedes disseram que a "reforma da previdência" faria o Brasil sair da crise econômica. Resultado: no Brasil milhões de pessoas não conseguem se aposentar, ou se aposentam com um salário miserável.
Agora em 2021 querem aprovar uma "reforma administrativa". Dizem que só ela fará o Brasil melhorar. Você acredita em mais esta mentira?
Os neoliberais querem acabar com os serviços públicos. Imagine acabar com o SUS, que está salvando milhares de vítimas da COVI-19! Os neoliberais querem aparelhar o Estado brasileiro: colocar em vários cargos públicos seus indicados políticos.
Quando acabarem com tudo? O que vai sobrar para o povo?
A esquerda precisa incorporar ao seu vocabulário a necessidade de um Estado de bem-estar social. Um Estado que apoie o trabalhador com uma nova legislação trabalhista. Um Estado que apoie os pequenos e médios empresários. Um Estado que ofereça saúde, educação e segurança de qualidade, com funcionários públicos estáveis e bem pagos. Um vocabulários radical que agregue trabalhadores e desempregados; homens e mulheres; estudantes e terceirizados. Só a pauta de um Estado de bem-estar social para dar uma identidade e uma luta comum para os milhões de brasileiros e brasileiras que não encontram apoio em lugar nenhum.
Ou acabamos com o neoliberalismo ou o neoliberalismo acaba com o Brasil!
Comentários
Postar um comentário