Mais um golpe no povo gaúcho!

Às vésperas do dia 1 de abril, data que entrou para a história brasileira com o golpe civil-militar que, em 1964, mergulhou o país em um período de obscuridade e autoritarismo, o povo gaúcho recebe mais um golpe: a venda da CEEE-D em um leilão!

O governador Eduardo Leite (PSDB) vende o patrimônio público estatal a preço vil! Alegam que a CEEE-D tem uma dívida bilionária em ICMS. Mas quem compraria uma empresa com uma dívida milionária? É no mínimo estranho.

A Equatorial Energia, que comprou a CEEE-D, já tem um histórico no mínimo duvidoso de quedas de energia no Maranhão¹ e Piauí².

Em nosso país infelizmente os governos são cumplices de um capitalismo selvagem que dá lucros a um punhado de acionistas de grandes empresas e bancos, enquanto os prejuízos são socializados com a população. Isso já aconteceu com a CEEE, que era privada até 1959. Neste ano, o governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, teve a coragem e a ousadia de estatizar a empresa privada que só dava prejuízo para os consumidores, inclusive impedindo que o Estado tivesse energia para a distribuição.

Agora, em 2021, o governo vende a CEEE-D e é certo que daqui uns anos os magnatas donos dessa empresa vão pedir socorro ao governo para cobrir sua má gestão.


¹ https://www.istoedinheiro.com.br/queda-de-cabo-deixa-capital-do-maranhao-sem-energia-eletrica/

² http://www.oabpi.org.br/apos-oficio-a-oab-piaui-recebe-representantes-da-equatorial-para-debater-sobre-queda-de-energia-em-teresina/




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRIVATIZAÇÕES: O Rio Grande do Sul na contramão do mundo.

O ESVAZIAMENTO DO DEBATE POLÍTICO

NEOLIBERALISMO + CHUVAS = DESASTRE