Partido é Sempre no Plural
Ivonei Potter Lorenzi*
A função de um partido politico é defender um ideal coletivo, plural e um projeto para a comunidade e a nação. Defesas de interesses individuais e privadas devem e podem ser feitas em outras esferas.
Um dos grandes problemas da política brasileira, que interfere negativamente em nossa realidade socioeconômica, é a utilização dos partidos políticos e da política em geral para questões privadas. O interesse de fazer carreira no mundo político, e se utilizar desse fato para impulsionar negócios privados, são um muito comuns no Brasil e refletem diretamente nos grandes problemas nacionais: a corrupção e a superconcentração de renda.
Um partido político não pode ser lugar para defesa de interesses privados já que deve defender um ideal coletivo, respeitando a individualidade dos seus militantes, mas sempre tendo um projeto de nação no horizonte. Em países ditos liberais, como EUA, Canadá, e países da Europa Ocidental, circulam grandes ideias e projetos para os seus países, seja nos partidos de direita, seja nos partidos mais voltados à social-democracia.
Interesses privados devem ser defendidos no seu local de trabalho, na sua empresa, na vida cotidiana de cada um, deixando os partidos políticos defende ideais de pluralidade que agregue o maior número de pessoas possível, principalmente contemplando as camadas mais vulneráveis da população, que no Brasil tem sido historicamente marginalizados.
Um partido deve ser sempre plural, nunca singular!
* Acadêmico de História. Trabalhismo 21 - Caxias do Sul.
Comentários
Postar um comentário