OS (NEO)LIBERAIS SÃO TODOS IGUAIS
Quais diferenças entre o neoliberalismo de Eduardo leite, João Dória, Luiz Henrique Mandetta e Luciano Huck, do neoliberalismo de Jair Bolsonaro e Paulo Guedes?
A única diferença é o discurso.
Eduardo Leite, João Dória, Mandetta e Luciano Huck são os neoliberais que posam de "humanitários", "bons moços". Não dizem claramente que são a favor da precarização do trabalho, do fim da previdência e da destruição dos serviços públicos. Apesar de defenderem o projeto de caos social do neoliberalismo, esse grupo jamais dirá claramente que é a favor da pobreza e das desigualdades sociais.
Do outro lado, Jair Bolsonaro e Paulo Guedes, são o neoliberalismo sem "medo de dizer o pensa". Ou seja, Bolsonaro e Guedes dizem claramente que os pobres precisam "catar comida no lixo"¹; que o brasileiro não se contamina com vírus pois "toma banho de esgoto".²
Essas ideias de Bolsonaro/Guedes, por mais absurdas que sejam, representam o pensamento de uma facção da elite brasileira, preconceituosa e completamente descolada da realidade social do país - elite essa da qual fazem parte Dória, Leite, Huck e outros liberaizinhos.
Não nos enganemos. Os (neo)liberais no Brasil são todos iguais. Porém, uns não tem vergonha de vomitar seus preconceitos, enquanto outros posam de bons moços, humanitários - mas quando o bicho pega, não tardam a correr para baixo das botas do fascismo/autoritarismo.
Comentários
Postar um comentário