SOBRE CUBA E CIRO GOMES
Fábio Melo*
Está circulando nas redes sociais um vídeo de Ciro Gomes sobre Cuba. Como o vídeo em questão suscitou algum debate em grupos específicos, resolvi escrever a respeito.
Primeiramente, achei alguns pontos interessantes. A questão da soberania, do imperialismo e do bloqueio. Estou de acordo nessa parte.
O vídeo vai pro lado mais "esdrúxulo" quando entra no debate sobre "democracia e liberdade". Onde há democracia e liberdade tal qual o Ciro reivindica no vídeo?
No Brasil há liberdade de imprensa? Não. Nem eu, nem ninguém, pode ter um espaço dentro da RBS/SBT/Record/Globo etc para se manifestar livremente se não pagar (e muito caro) pra isso. É a mesma lógica em qualquer jornal de grande circulação. Quem pode ir na redação do jornal "O Globo" e pedir um espaço em primeira página para expressar suas ideias?
Nos países capitalistas não há liberdade de imprensa há séculos. Os conglomerados midiáticos que controlam o que se publica ou não. O que se dá destaque ou não. Promovem ou tentam destruir governos com notícias enviesadas, tudo para defender seus interesses econômicos. Qual liberdade há nisso?
Ter um único partido é ditadura? Pode até ser, mas em Cuba cidadãos não partidarizados podem votar e se candidatar sem ser filiados ao PC cubano. Sem contar que lá as campanhas eleitorais não envolvem dinheiro, enquanto aqui no Brasil aprovaram um fundo eleitoral de mais de mais de 5 bilhões (sendo que não tinha dinheiro pra manutenção do auxilio de 600 reais!).
Cuba não tem acesso a internet. É relativo. O Brasil tem (mesmo caro e precário) e olha a quantidade de fake news circulando diariamente nas redes sociais. É positivo isso?
Sobre a figura de Fidel Castro. Se por um lado é certo que ele tinha grande influencia, em qual lugar lideres políticos não tem? A família Bush nos EUA há mais de um século na politica daquele pais e em vários estados. Aqui no Brasil a família Sarney entre outras há séculos no poder. No Ceará a família Gomes também controla uma ditadura por ter influência política local?
Cuba não é um paraíso na Terra, mas qual lugar é?
Cuba tem problemas, mas até que ponto os problemas são decorrentes apenas do bloqueio? Só acabando com o bloqueio para ter a real dimensão.
Falar sobre Cuba, ou qualquer outro lugar, sem levar em conta a história é cair num erro grosseiro que escorrega para aqueles "mitos" criado pelos liberais.
O PDT tem uma história na defesa da autodeterminação dos povos. Em em relação a Cuba não é diferente. Leonel Brizola e Fidel Castro se reuniram várias vezes e nutriam admiração mutua.
No meu humilde ponto de vista, Ciro Gomes erra ao tentar agradar o "centro" (direita) com o discurso que o problema de Cuba é a "falta de liberdade e democracia". O vídeo de Ciro cabe muito mais para os alunos das "escolinhas liberais de política do Lemann" do que para um trabalhista brizolista.
* Historiador. Núcleo Trabalhismo 21 - Porto Alegre.
Comentários
Postar um comentário