Resenha de Abaixo de Zero: Um Livro Atual

 Ivonei (Potter) Lorenzi*


Escrito por Bret Easton Ellis (O Psicopata Americano), Abaixo de Zero relata o vazio existencial de uma juventude estadunidense de classe media alta. O protagonista, Clay, retorna para sua cidade natal, Los Angeles, nas férias da universidade, e revê seus amigos dos tempos de escola e uma antiga namorada (Blair). Os jovens vivem uma rotina de decadência, de festas em mansões nos bairros mais nobres de Los Angeles, drogas e fast food.

Clay e seus amigos vivem tomando sol numa piscina em regiões badaladas como Palm Springs ou Beverly Hills, ou saindo de uma festa, rodeada de drogas e pornografia, em direção a algum fast food. Os pais de Clay são separados e ausentes e não percebem que seu filho e suas duas irmãs menores de idade estão envolvidos com drogas e compram sua atenção com presentes e dinheiro. Os amigos de Clay pouco falam sobre pretensões futuras e assim como vivem se envolvendo em relacionamentos supérfluos. Julian um de seus melhores amigos acaba tendo que se prostituir para pagar divida com um traficante.

O livro foi lançado em 1985, alguns anos antes da queda do Muro do Berlim em meio ao colapso do mundo polarizado da Guerra Fria e a vitória do pensamento do neoliberalismo. Ele representa uma geração consumista apelidada de geração “X”, ou os yuppies, que diferente dos hippies são mais conservadores e consumistas. Uma geração de jovens ricos que nada produz e apenas passam o dia na frente de uma piscina se bronzeando e fumando um baseado.

Não existe compaixão no livro. Clay não demostra querer amar de verdade Blair e nos circuitos balados de Los Angeles, ocorrem estupros contra jovens bêbadas e reprodução de snuff films¹, além do uso degradante de drogas, o que levou Julian a decadência total.

Esse livro é o neoliberalismo em sua pior essência, e nessa conjuntura antissocial-democrata e de avanço do individualismo ele pode ser cada vez mais atual.


¹ São filmes que mostram mortes ou assassinatos reais de uma ou mais pessoas, sem a ajuda de efeitos especiais.


* Acadêmico de História. Trabalhismo 21 - Caxias do Sul.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRIVATIZAÇÕES: O Rio Grande do Sul na contramão do mundo.

O ESVAZIAMENTO DO DEBATE POLÍTICO

NEOLIBERALISMO + CHUVAS = DESASTRE