O conflito entre Ucrânia e Rússia começa em 2014

Ricardo Poersch*


O conflito entre Ucrânia e Rússia começa em 2014, quando manifestantes de ultradireta  ocuparam a praça principal de Kiev, a Maiden, e depõem o governo do presidente eleito, Viktor Yanukovych, após dois presidentes pró ocidentes foram eleitos e estimularam milícias Nazi, de extrema direita. 

As Repúblicas de Donbas, não aceitaram esse alinhamento pró ocidente, e por terem uma maioria Russa, se declararam independentes. Neste intercurso, os países que entraram na OTAN aumentaram, incluindo Estônia, Letônia e Lituânia, e foram formadas bases militares em volta de toda Rússia, na Europa e Ásia. A entrada da Ucrânia na OTAN, não interessa a Rússia, pois seriam mais bases da OTAN perto da Rússia. 

Em 1990, na caída do muro de Berlin, o compromisso da OTAN com a Rússia era não expandir mais ao leste, o que não ocorreu, fora isso, essas milícias Nazi tem matado separatistas russos em Donbas. A questão é que o grande objetivo da OTAN é tirar Putin e ter na Rússia, um governante pró OTAN, privatista, livre mercado. É o sistema atual que não aceita um governante não alinhado aos EUA, e usa o recurso de totalitarismo ou populista para o governante não alinhado, e se a OTAN tomar a Rússia, qual  próximo passo? 

Estamos num sistema neoliberal, pró rentismo imposto a quase todo planeta, com poucos países não alinhados a isso. E como os EUA fica a favor da independência do Timor Leste, Hong Kong, Kosovo e não pode ficar a favor das Repúblicas de Donbas ? O teto deles é de vidro, estimulando invasões no Iraque, Líbia, Afeganistão. Putin também é um conservador, com ideias da IV teoria política, de preconceito aos Lgbts, mas no momento atual é um dos poucos que tem pulso de enfrentar este sistema imperialista pró OTAN, rentismo, neoliberal, e que retira de direitos do povo trabalhador no planeta inteiro.


* Professor. Trabalhismo 21 - Porto Alegre. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRECISAMOS DE UMA NOVA REVOLUÇÃO DE 30!

O ESVAZIAMENTO DO DEBATE POLÍTICO

APENAS BOLSA PARA LICENCIATURAS NÃO RESOLVE OS PROBLEMAS: É preciso mudar muito mais na educação.