Qual ideal de Putin?

 Ivonei Lorenzi (Potter) *


Putin é o grande líder dos tempos atuais. Nas devidas proporções se iguala aos grandes líderes do século XX que foram protagonistas nas duas grandes guerras e nos períodos de Guerra. Aliado tanto da Hungria pela direita, e Venezuela pela esquerda, Putin coleciona adversários e aliados para si e para a Rússia. No Brasil socialistas e a esquerda nacionalista, simpáticos a antiga URSS, o vem como um líder forte que vem barrando os anseios imperialistas do grande capital, e por alguns grupos de direita, simpáticos ao período da Rússia Czarista, como um líder comprometido em defender os valores morais da família tradicional, e opositor à decadência progressista da União Europeia. Mas afinal de contas ele é um comunista ou um conservador nacionalista?

Há um erro em querer analisar o ideal de Putin com base no que o brasileiro entende por esquerda e direita. Putin é um líder nacionalista que para defender seus interesses e os interesses da "Mãe Rússia" atua se matizando como um camaleão, sempre tendo como base os interesses nacionalistas russos.

Analisar Putin pelo maniqueísmo de vilão x mocinho, ou colocá-lo como um herói do proletariado, é um erro. Deve-se analisar todo contexto geopolítico e geográfico que criou esse "monstro" (a guerra), e que conflitos existirão enquanto a soberania dos povos não for respeitada.


* Formado em História. Trabalhismo 21 - Caxias do Sul. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRIVATIZAÇÕES: O Rio Grande do Sul na contramão do mundo.

O ESVAZIAMENTO DO DEBATE POLÍTICO

NEOLIBERALISMO + CHUVAS = DESASTRE