CRIMES CONTRA A PETROBRAS!
A Petrobras, criada na década de 1950 no governo de Getúlio Vargas, é um dos símbolos nacionais. Ao longo de décadas se tornou uma das empresas mais valiosas do Brasil e do mundo.
Durante toda a história recente do nosso país, a Petrobras tem sido alvo de interesses econômicos obscuros, antinacionais, que desejam desmembrar a empresa e privatizá-la. Os abutres do capital internacional! O governo Bolsonaro/Paulo Guedes seguem nesta direção: desejam destruir a empresa e vender o que puderem dela, a preços baixos para grandes corporações internacionais.
Os escândalos de corrupção envolvendo a Petrobras acabaram moldando a opinião pública na ideia de que a empresa brasileira só serve para "corrupção de políticos". Nenhum país sério do mundo puniria uma empresa do tamanho da Petrobras pela corrupção de alguns agentes sobre ela! Que se punam os corruptos, e não a Petrobras! É como aquele dito popular: ao dar banho na criança, você joga ela fora junto com a água suja?
Os planos em relação a Petrobras são de vender importantes refinarias no Brasil (REFAP, no Rio Grande do Sul; REPAR, no Paraná; RLAM, na Bahia; REGAP, em Minas Gerais; RNEST, em Pernambuco) até 2021. Ou seja, a Petrobras vai abrir mão de toda indústria de refino, de transformação de petróleo bruto em outros produtos, e fica responsável por atuar apenas na exploração de petróleo, atividade mais cara, que exigem grande investimento de capital e pesquisa, e cujos retornos não são os maiores e mais imediatos.
Se você reclama da alta dos preços de combustível, se prepare para mais altas com a privatização de refinarias (lembre-se que o governo de Michel Temer/MDB fez com que o preço do petróleo e seus derivados fosse estabelecido a partir do preço do mercado internacional; resultado: aumento nos preços e algumas manifestações de caminhoneiros em todo Brasil).
Nosso país exige um projeto nacional popular. Não é possível que nossas riquezas continuem sendo produzidas unicamente para satisfazer as necessidades de mercados internacionais enquanto nosso povo passa fome e vive a incerteza do desemprego em massa! A Petrobras precisa ser 100% pública, com todo processo de refino com pesquisa e tecnologias desenvolvidas por empresas públicas! Gerando emprego e renda aqui em nosso país, desenvolvendo a nossa economia e nossa tecnologia!
Comentários
Postar um comentário