O que a Rede Globo esconde sobre a Petrobras?
Nos últimos dias, a Rede Globo, através de seus telejornais diários (Jornal Hoje, Jornal Nacional e Jornal da Globo), vem promovendo uma verdadeira campanha de manipulações e informações distorcidas sobre a Petrobras, com o único objetivo de atender seus interesses, e os interesses dos capitalistas financeiros, especuladores que só servem para destruir as economias nacionais.
A Rede Globo esconde da população que ela é responsável por apoiar a atual política de preços da Petrobras, que é o verdadeiro motivo por tantos aumentos no valor da gasolina. Tudo começou em 2017 quando o então presidente Michel Temer (MDB) colocou em prática a "nova política de preços" que atrelou o preço do petróleo brasileiro a cotação internacional, feita em dólar. Sendo assim, quando o dólar sobe, o preço do petróleo sobe, bem como de seus derivados, como a gasolina. E como a cotação do dólar varia muito de um dia para o outro, os reajustes de preço também ocorrem com mais frequência. No dia de hoje, 23/02, cada dólar vale cerca de 5 reais! Se o preço aumentou, nas últimas semanas foi justamente por isso: o dólar está aumentando - e é quase impossível ter paridade entre o real e o dólar.
Essa política de preços afeta diretamente as pessoas que usam carros para trabalhar e os transportes terrestres.
Se o preço aumenta, a culpa é da política liberal de Michel Temer (MDB) apoiada pela Rede Globo.
O governo federal mesmo sendo o principal e majoritário acionista da Petrobras, não pode interferir no preço. Mas o governo pode cobrar alguns impostos sobre os produtos derivados do petróleo. Porém, as alíquotas que os governos federal e estaduais cobram sobre o preço final são muito baixas. O que faz de fato o preço subir não são os impostos, é a política de atrelar o preço ao dólar! Enquanto isso não acabar, os preços vão subir se o dólar subir - e o governo não tem poder para controlar o preço do dólar. Isso a Globo não conta!
Num momento em que a economia brasileira segue em crise, com demissões, negócios fechando e nenhum apoio consistente do governo para pequenos e médios empresários; num momento em que o preço da cesta básica cresce e a população já não tem mais auxílio emergencial, o preço da gasolina é um verdadeiro crime!
Não adianta os caminhoneiros do Brasil protestarem contra governos estaduais ou federal para tirar impostos dos combustíveis. Os caminhoneiros precisam protestar contra a política de preços, colocada em vigor desde 2017 e apoiada pela Rede Globo!
A campanha da Rede Globo em relação a Petrobras, também esconde que a emissora carioca está mais preocupada com os dividendos de grandes acionistas do que com uma Petrobras com preços justos para a população brasileira. A forma com que os jornalistas tratam a "interferência odiosa" do governo na Petrobras chega a ser caricata. Nas reportagens manipuladas jogam para a população que assiste, informações como "ações da Petrobras despencam". O governo Bolsonaro é por si só um desastre, uma tragédia, qualquer "intervenção" não vai afetar a política de preços, e capacho do capital financeiro como são Bolsonaro e Paulo Guedes dificilmente eles vão mudar isso.
As ações da empresa despencam, mas o preço continua alto, qual sentido disso?
A "lógica" por trás é perversa. Na prática a Rede Globo só está vendo a Petrobras pelo lado de seus acionistas, dos "grandes acionistas", capitalistas financeiros que fazem parte do conselho da empresa. A Globo está interessada somente nisso. A Petrobras foi praticamente jogada para ser usada como "capitalizadora", para um bando de rentistas, que querem apenas lucratividade, mesmo que isso signifique preço exorbitante da gasolina e do diesel.
A Petrobras foi criada em 1953, por Getúlio Vargas, como parte de seu projeto trabalhista de um país autônomo e soberano, sem depender das multinacionais do petróleo. Ao longo de décadas, a empresa sofreu, de fato, intervenções de governos, que possibilitaram que os parasitas do capitalismo usem a empresa apenas para encher seus bolsos de dinheiro. Essa gente não liga para o preço do combustível, pensa apenas nos seus lucros imediatos (dividendos) e se há valorização das ações da Petrobras, para poderem especular com elas nos mercados financeiros. As bolsas de valores são o esgoto do capitalismo financeiro. E a Rede Globo, como cumplice, chafurda na lama com os porcos capitalistas.
Nenhuma empresa estatal de petróleo foi tão usada e destruída pelo capital financeiro rentista quanto a Petrobras.
Comentários
Postar um comentário