Socialismo Não é Rebeldia Sem Causa
Ivonei "Potter" Lorenzi*
Socialismo não é sinônimo de vadiagem e rebeldia sem causa. Socialismo é sinônimo de organização social e dedicação à luta. Esse estereótipo do estudante profissional que fica o dia inteiro na Universidade com camisa estampada do Che Guevara, tentando impressionar calouras com papo desconstruído, é apenas uma caricatura.
Socialista é uma pessoa dedicada a uma causa, que estuda teorias políticas, além da teórica marxista, e tenta aplicá-las na realidade conjuntural do momento, organizando-se dentro dos sindicatos, movimentos estudantis, partidos políticos, e demais movimentos sociais. Socialista antes de tudo é um cidadão de disciplina, que entende seu papel na sociedade capitalista e que deve agir para transformá-la.
Um socialista muitas vezes sacrifica sua vida pessoal participando de muitas reuniões partidárias, greves, eleições estudantis, e caso seja uma liderança reconhecida nos movimentos, ele é, muitas vezes, vítima de diversas calúnias e fakenews que tem como objetivo desmobilizar os trabalhadores em geral no tocante à luta social.
Socialismo não é bagunça. Bagunça é coisa de burguês e de manifestações sem sentido com vimos em 2015 e 2016. Socialismo é organização, é uma luta guiada por grandes lideres como Lenin e Fidel Castro. As revoluções que ambos comandaram foram um reflexo dos malefícios do capitalismo e da exploração, e não uma brincadeira de jovens desocupados como tentam taxar os socialistas. Os que se dizem socialistas, mas acham que militância a festinhas de DCEs, logo voltam a serem os meros burgueses que sempre foram.
O Movimento Trabalhismo 21 reconhece nos socialistas e comunistas grandes aliados na luta por um Brasil soberano.
* Acadêmico de História. Trabalhismo 21 - Caxias do Sul.
Comentários
Postar um comentário