O PROBLEMA DO TRANSPORTE PÚBLICO É A INICIATIVA PRIVADA

A recente privatização da Carris em Porto Alegre levantou mais uma vez a questão do problema do transporte público.

Longe de resolver o problema, a privatização da empresa só vai agravar ainda mais a situação - e vai além, com a demissão dos trabalhadores, mais famílias jogadas no desespero da incerteza e do desemprego. Na prática, o prefeito Sebastião Melo só satisfez os interesses dos empresários do transporte, que agora tem o monopólio do serviço sem a qualidade da empresa pública para "competir" (que já foi referência). 

O transporte privado em Porto Alegre é tri caro! Tri ruim! Tri atrasado! O serviço é péssimo. 

Antes mesmo da pandemia, as empresas privadas de ônibus reduziram sua frota, obrigando pessoas a esperar longas horas nas paradas e a se espremer nos ônibus lotados; uma situação degradante de deslocamento para o trabalho. Os empresários alegaram que a frota diminuiu porque pessoas pegavam menos ônibus. Óbvio! Com o preço alto da passagem e a irregularidade nos horários, a população foi buscar alternativas, como caronas e aplicativos. 

Já na pandemia, a situação piorou. Linhas inteiras deixaram de circular. E quem atendeu essas linhas foi justamente a Carris, a empresa pública!

O grande problema do transporte público de Porto Alegre é justamente a iniciativa privada - é o grupo de empresários gananciosos reunidos na ATP que agora detém o monopólio dos ônibus. Esses empresários não querem saber da qualidade do transporte, não querem saber se seus ônibus passam no horário, não querem saber se são confortáveis ou se a passagem está cara demais; eles só querem seus lucros!

Uma empresa de ônibus 100% pública é a solução. Com essa empresa, o valor da passagem iria apenas para a manutenção da frota e para pagar os funcionários, motoristas, cobradores, mecânicos etc. Sem a parte do lucro dos empresários, a passagem diminuiria, e as viagens diárias não ficariam mais refém dos caprichos de uma facção de empresários. Também sem a parte do lucro para o empresário, o valor da passagem diminuiria significativamente. 

TRANSPORTE 100% PÚBLICO É A SOLUÇÃO!






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRIVATIZAÇÕES: O Rio Grande do Sul na contramão do mundo.

O ESVAZIAMENTO DO DEBATE POLÍTICO

NEOLIBERALISMO + CHUVAS = DESASTRE